Golpe do consignado, que atormenta aposentados e pensionistas, ganha nova versão; entenda

“Kit fraude” e funcionários do inss podem estar envolvidos em golpe do consignado, segundo a polícia O Fantástico revela a nova versão… [ ]

10 de abril de 2023

“Kit fraude” e funcionários do inss podem estar envolvidos em golpe do consignado, segundo a polícia

Fantástico revela a nova versão de um golpe que atinge aposentados e pensionistas: criminosos estão comprando, ilegalmente, pacotes com dados pessoais e documentos. Com uma espécie de “kit fraude”, as quadrilhas conseguem fazer empréstimos consignados.

O repórter Giovani Grizotti mostra como esse golpe evoluiu. Agora, os golpistas não precisam nem mais ligar para as vítimas.

Você vai ver na reportagem:

  • Em 2022, 57.874 queixas de golpes de empréstimo consignado foram registradas em Procons de todo o Brasil. Isso dá mais de seis denúncias por hora.
  • Segundo a polícia, as quadrilhas conseguem dados e documentos na internet, além de contar com a ajuda de funcionários do INSS.
  • Grupos de aplicativos de mensagens revelam um mercado clandestino de documentos. Tinha até ranking para ver quem lucrava mais.
  • Dá para comprar inclusive o chamado “kit fraude”, formado por identidade e selfie que a pessoa tira mostrando o documento, e que serve como uma espécie de assinatura eletrônica para contratos de crédito, como empréstimos.
  • Serviço ilegal e criminoso, também ofertado na internet, consegue desbloquear o aplicativo “Meu INSS” para empréstimos, além de trocar as senhas.
  • As histórias de quem sofreu com diversos tipos de golpes.
  • Especialista dá dica: fique sempre atento às movimentações da sua conta.
Alerta para idosos e pensionistas sobre golpes envolvendo empréstimos — Foto: procon

Alerta para idosos e pensionistas sobre golpes envolvendo empréstimos — Foto: procon

O ministro da Previdência pediu abertura de investigação na Polícia Federal.

A Federação Brasileira de Bancos informou que acompanha permanentemente todos os temas relacionados à segurança cibernética, ainda que eles não tenham origem no sistema financeiro. Saiba mais vendo a reportagem na íntegra em vídeo.

Via G1

0 Comentários

Deixe o seu comentário!