Governo do Maranhão entrega obras e realiza ação de saúde em municípios da Região Tocantina

O sábado (22) foi de entrega de obras e ação de saúde para melhorar a vida da população maranhense, na… [ ]

24 de abril de 2023

O sábado (22) foi de entrega de obras e ação de saúde para melhorar a vida da população maranhense, na Região Tocantina. Em Sítio Novo foram entregues obras para fortalecer a segurança pública e garantir mais lazer e espaços para a prática de esportes. Já em Imperatriz aconteceu um mutirão de cirurgias oftalmológicas.

O governador Carlos Brandão falou da importância das ações realizadas neste sábado. “O Maranhão não pode parar, temos que avançar. As pessoas vivem nas cidades, então, a gente não pode deixar de atender o pedido da população. As prefeituras têm muitas dificuldades e o governo está cumprindo seu papel. O nosso governo é municipalista, fazendo entregas que possam mudar a vida das pessoas. E além das obras, estamos levando ações de saúde para quem mais precisa como o mutirão de cirurgias oftalmológicas que estão acontecendo em Imperatriz, devolvendo a visão para pessoas com 60 anos ou mais que agora vão poder voltar a enxergar”, destacou.

Esporte e lazer

Em Sítio Novo, o Governo do Maranhão entregou a Praça Povoado Paciência. O local recebeu pavimentação em piso intertravado e em concreto. Também foi feito o plantio de gramas em placa. Foram instalados brinquedos, colocados bancos em madeira, iluminação decorativa em postes e lixeiras para o descarte correto do lixo.

Agora, a população do Povoado Paciência conta com um espaço perto de casa para convivência, prática de atividades esportivas e de lazer. E as crianças também podem se divertir com mais segurança.

O prefeito de Sítio Novo, Antônio Coelho, agradeceu ao Governo do Maranhão em nome da população da cidade. “Hoje é um dia de muita alegria, pois estamos recebendo estas obras que vão mudar a história do nosso município. Agradecemos a esse olhar carinhoso que o Governo do Maranhão tem com Sítio Novo”, afirmou.

Segurança Pública

O município também recebeu reforço na segurança pública com a reforma e ampliação do Complexo de Segurança de Sítio Novo, composto pela 2° Companhia e 34º Batalhão de Polícia Militar e a Delegacia de Polícia Civil.

O complexo passou por serviços de fundação, infraestrutura e superestrutura com alvenaria em blocos cerâmicos, emboço e reboco. O local recebeu cobertura com estrutura de madeira e telhas metálicas, pavimentação em piso cerâmico, revestimento em cerâmica, pintura PVA e forro de PVC. Também foram feitas novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Foi construído um estacionamento em piso intertravado e instalada uma caixa d’água para o abastecimento do complexo.

Assim, as forças de segurança que atuam na cidade ganham um espaço com toda a infraestrutura necessária para a execução do seu trabalho e a população da cidade pode ficar mais segurança em relação à prevenção da criminalidade.

“O Governo quer o melhor para o Maranhão e a segurança pública é uma das prioridades. As polícias Civil e Militar vão trabalhar unidas e lado a lado com a comunidade para que todos possam viver com tranquilidade em suas cidades e em seus bairros”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins.

Cirurgias oftalmológicas

Em Imperatriz, a população recebeu mais uma etapa do mutirão de cirurgias oftalmológicas, que é uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Empresa de Serviços Hospitalares (EMSERH), para atender a demanda por esse tipo de cirurgia na Região Tocantina.

Esta etapa teve início com a triagem dos pacientes, realizada no dia 12 de abril. Ao todo, 600 pessoas foram selecionadas para as cirurgias, que estão acontecendo neste fim de semana. 

Numa etapa anterior, que aconteceu nos dias 1 e 2 de abril, foram realizadas 545 cirurgias. As triagens desta primeira fase aconteceram em 31 de março. Somando as duas etapas, serão quase 1.200 cirurgias oftalmológicas promovidas somente neste mês de abril na região.

A agricultora familiar Cleonildes dos Reis foi uma das beneficiadas com o mutirão realizado neste sábado. “Esse mutirão é muito importante para a gente poder voltar a ter a saúde dos olhos. Não fosse por essa campanha eu não teria condições de fazer essa cirurgia”, comentou.

Assim como ela, o Edilson Gomes, que também é agricultor familiar, disse que estava aguardando há muito tempo para fazer a cirurgia. “Essa oportunidade era muito esperada. É uma ação muito boa para a gente aqui de Imperatriz que não tem condições de fazer essa cirurgia”, afirmou.

Via Governo Do MA

0 Comentários

Deixe o seu comentário!