Partindo da concepção de cores, sabores , empreendedorismo e formação social, professores (as)e alunos (as) da  Unidade Escolar Antonio Monteiro  realizaram na quinta-feira (06), a culminância do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos(JEPP). Para o evento foi montada uma feira  com exposição de produtos e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas estudantes durante todo o ano. A feira também serviu para colocar em prática os assuntos discutidos e apreendidos em sala de aula. A proposta  fomentando o espírito empreendedor  das crianças e jovens, promovendo a interação entre a escola e a comunidade interna e externa.

Lidiane Reinaldo,  analista técnica do SEBRAE – regional  Chapadinha, afirma que a feira serve para mostrar à  comunidade os conhecimentos, os produtos e os resultados do empreendedorismo junto à  sociedade e que tais estímulos devem ser inseridos no contexto infanto – juvenil por meio das diversas atividades . A visita teve como objetivo, conhecer o que os alunos desenvolveram. Pois, de acordo com a analista, o mercado de trabalho precisa de pessoas que empreendam. “Na atual conjuntura econômica brasileira, o emprego deixa ser uma atividade formal, e as pessoas passaram ter seu próprio negócio” – explanou.

Luciene Rocha, Secretária Municipal de Educação disse que ensinar sobre desenvolvimento econômico é importante para a educação inicial. “As crianças não têm consciência sobre economia e nem espírito empreendedor. Com essas atividades na escola, esses conhecimentos foram trabalhados e agora sabem como empreender, planejar, sistematizar, economizar seu dinheiro e fazer gerar capital de giro” – revelou.

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos é executado pelo Sebrae em todo o Brasil e chega a Santa Quitéria do Maranhão por meio de uma parceria firmada entre Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação ( Semed) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  Assim, a feira do jovem empreendedor consolida uma junção entre educação e negócios.

Durante a I – Feira do Jovem Empreendedor Primeiro Passos, na Unidade Ensino Antonio Monteiro, os preços dos produtos criados pelos discentes estavam atrativos e variavam entre R$ 2,00 e R$ 10 reais. Para a professora e membro da coordenação do evento, Marinalva Mendes, o projeto ganha em importância por incentivar os jovens a se tornarem futuros empreendedores de sucesso. A docente destacou o apoio da Prefeitura à realização do evento  e disse que a ideia, por sua relevância, é alcançar outras unidades de ensino da rede municipal.

José Valdir , gestor da Unidade de Ensino Antonio Monteiro  ressalta que o projeto foi trabalhado na instituição com muito empenho. De acordo com o gestor, os professores abraçaram a ação, envolvendo os alunos e a comunidade, agora podemos ver os frutos nessa maravilhosa exposição, exclamou. Empreendedorismo  na escola e na vida significa proporcionar  a criança a descobrir que desde pequena   pode idealizar seu próprio negócio e ser no futuro um (a) grande empreendedor(a) destaca.

Para o Sebrae, quem participa tem, de um lado, a informação de que precisa para instalar, melhorar a gestão ou ampliar sua empresa. Do outro, coloca à venda o que produz, pois o evento é também um excelente canal de comercialização e exposição de  produtos, tempero naturais, erva aromáticas, lojinha brincart, oficina de brinquedos ecológicos, sabores e cores. Além de estimular utilização consciente da moeda brasileira em situações do cotidiano.

A 1ª Feira do Jovem Empreendedor primeiros passos apresentou trabalhos realizados pelos(as) alunos (as) do (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Acesse informações sobre o Programa  Jovens Empreendedores Primeiros Passos,em:  http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/educacao-empreendedora-no-ensino-fundamental,0c54be061f736410VgnVCM2000003c74010aRCRD

alunos apresentam pneus como forma de renda e conscientização ambiental