Varizes, trombose e aneurisma: veja como prevenir as doenças vasculares© Shutterstock A campanha Agosto Azul Vermelho é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de… [ … ]
10 de junho de 2024
A campanha Agosto Azul Vermelho é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) que tem como objetivo conscientizar todos os brasileiros sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular. Nesse sentido, a prevenção se debruça sobre doenças como varizes, trombose e aneurisma, além de outros problemas que podem colocar a vida do paciente em risco.
De acordo com a Dra. Cristienne Souza, médica cirurgiã vascular, o conhecimento das patologias vasculares mais comuns torna possível o diagnóstico e tratamento precoces, evitando a progressão e piora das doenças e até mesmo risco de morte. Os principais fatores de risco comuns entre essas patologias são tabagismo, sedentarismo, histórico familiar, envelhecimento e dislipidemia (alto nível de gordura no sangue), adverte a especialista.
Doenças que mais atingem o sistema vascular
Segundo ela, algumas das doenças mais comuns que afetam os vasos sanguíneos incluem:
Conforme a médica, cada uma dessas condições pode agravar para um quadro delicado de saúde. “A TVP pode complicar com uma embolia pulmonar, que ocorre quando um trombo se solta da parede do vaso (chamado de êmbolo) e se locomove na circulação podendo chegar às artérias pulmonares, tendo uma consequência potencialmente fatal”, alerta.
Já os aneurismas, principalmente de aorta abdominal, tem como principal complicação a ruptura, que é muito grave por conta da grande perda de sangue na cavidade abdominal. “A DAP pode causar a interrupção total do fluxo sanguíneo para o tecido irrigado pela artéria obstruída , com risco de infarto e necrose do tecido e as varizes podem sofrer complicações agudas como a tromboflebite (que é uma inflamação com trombose da veia) ou quadros mais arrastados como feridas que não cicatrizam nas pernas”, aponta a cirurgiã vascular.
“As pessoas devem ficar atentas principalmente a presença de dor ou cansaço nas pernas sem motivo aparente, inchaço , alteração da coloração e/ou da temperatura dos membros (como palidez, cianose, frialdade)”, alerta.
Apesar disso, segundo a médica, os aneurismas em geral não apresentam sintomas. Por isso, é fundamental a consulta e aconselhamento de um angiologista ou cirurgião vascular. “Dor é um sinal de alarme que pode indicar a ruptura”, ressalta Cristienne.
Dentre as medidas importantes para prevenir doenças vasculares e manter a saúde
dos vasos sanguíneos, a médica recomenda:
Além disso, a Dra. Cristienne Souza ressalta ainda a importância da gestão do estresse, pois o desgaste físico e mental também pode afetar a saúde vascular. “Durma bem, relaxe e pratique meditação”, aconselha.
via: MSN
0 Comentários